segunda-feira, 17 de novembro de 2014

'Veículos'...

'Anna L.'. Este era o nome do ferry que serviu para cobrir os 74 km de Egeu que separam Rafina (Ραφήνα), na região da Ática, de Gavrio (Γαύριο), na ilha de Andros,


O 'Anna L' tresandava a óleo! Para além do calor abrasador que se fazia sentir durante a travessia, o cheiro característico do óleo de motor foi nota dominante... Mas foi o oleoso 'Anna L.' que me levou até à então quase desconhecida (turisticamente falando) ilha de Andros. Se havia injustiça na marginalização turística da ilha, abundante em paisagens magníficas, tal era, simultaneamente, garantia de que quem passasse por Andros naquela altura podia apreciar 'pedaços' genuínos da Grécia insular e das suas gentes. Hoje, apesar de continuar a não poder ser comparada com destinos como a ilha vizinha de Mykonos, tudo se modificou. Há quase 80 estabelecimentos hoteleiros na ilha (segundo o booking.com )!
Voltando ao 'Anna L.'... 

O 'Anna L.' no porto de Rafína

O autor destas linhas a bordo do 'Anna L.'

Andros: o monumento ao 'marinheiro desaparecido (não tenho a certeza de ser esta a melhor tradução de 'αφανής ναύτης', mas a ideia é essa), obra do escultor Michalis Tompros, erigida nos anos 50.

Dia 14 de Agosto de 1980... 247 dracmas.
'Anna L.'... L. de quê?

Sem comentários: