sábado, 24 de maio de 2008

Sete contos e quinhentos...

No próximo mês de Agosto faz 30 (trinta!) anos que comprei o meu primeiro passe Inter-Rail! Tinha 17 anos e, acompanhado por uma tia minha, depois de ter atravessado as obrigatórias Espanha e França, 'cheirei' a Suiça, a Alemanha, a Áustria, a Hungria, a Roménia e, no regresso, a ex-Jugoslávia, a Itália, e Suiça outra vez e por aí adiante... tudo isto por sete mil e quinhentos escudos! Repeti a experiência (já sem a minha tia Maria) em 1979, 1980 e 1981! Inesquecível! Mais do que simples turismo, lições de vida, muitas histórias para contar!
Trinta anos depois, quando a Ryanair nos leva a Londres ou a Milão por 5 €, quando as grandes empresas que gerem os transportes ferroviários na Europa obrigam a uma escolha antecipada do trajecto a percorrer com o passe InterRail (acabaram com o gozo de chegar a Hendaye e enfrentar a escolha entre o cais 1 e o cais 3, para Paris e para Basel, respectivamente), quando o 'paradigma' de férias se alterou substancialmente... quando me lembro que andei oito dias por várias cidades da Europa com uma moeda de vinte e cinco tostões no bolso... chega este blogue, um espaço que não pretende ser mais do que 1. uma comemoração, 2. uma oportunidade para partilhar experiências e 3. uma forma de dar corpo, ainda que 'virtual', a uma certa nostalgia que certamente invade todos aqueles que, como eu, tiveram a felicidade de mostrar ao revisor um caderninho onde se podia ler Paris-Águeda, via Eirol!

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa. É certo que recordar é sempre viver (um pouco)principalmente quando se refere esse ex-libris da indústria de campismo nacional com origem em Águeda a ICA.