segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
(Re)encontros virtuais...
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
... kommunikálni a magyar!
-Eusébio!
- Puskas!
- Coluna!
- Béla Guttmann!
- Benfica!
- Ujpest Dozsa!
- Vasas!
- FC Porto!
... etc., etc..
- Portugal.
- ??????.
- Portugal.
domingo, 18 de outubro de 2009
Lambidelas em flashback...
sábado, 26 de setembro de 2009
Den lille havfrue...
Reza a história que a escultura é o resultado do 'entusiasmo' provocado no filho do fundador da Carlsberg por um bailado que tinha na fábula da pequena sereia a sua temática (com música de Piotr Tchaikovsky). A bailarina principal acabou por servir de modelo a um escultor dinamarquês, de seu nome Carl Jacobsen. Ao longo dos anos, a escultura foi ganhando notoriedade e acabou por se transformar numa das principais atracções turísticas de Copenhaga.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Números...
Da I.P. Pavlova, em pleno centro histórico, o tram 29 cruzava duas vezes o rio Vístula (Vltava em checo) e, entre outros 'momentos' urbanos que mereciam destaque, passava mesmo à porta do estádio de futebol do Dukla de Praga, clube que, como era frequente no Leste, foi, até 1990, patrocinado pela exército checo. Depois de tempos gloriosos nos anos 60 e 70 (excelente carreira europeia), na década de 90 o FK Dukla acabaria por entrar em declíneo (o patrocínio do exercito esfumou-se...) e o clube desapareceu do mapa futebolístico. A dez minutos do estádio, a paragem do 29. A quinze minutos (a pé) da paragem, o Troja Camping.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Onde estavas no...
quinta-feira, 30 de julho de 2009
T-shirt molhada...
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Encontros...
segunda-feira, 13 de julho de 2009
II Guerra Mundial...
Em Munique pela primeira vez, e 'munido' do conhecimento prévio que três volumes sobre a a II Guerra Mundial, publicados pelas Selecções do Reader's Digest ainda antes do 25 de Abril de 1974, um dos tais espaços marcantes ficava na Odeonplatz, porque palco de um dos eventos cuja sequência acabaria por culminar no início do conflito armado. A referência, mais do que o nome da praça, era o seu ex-libris, o Feldherrnhalle (na 'Pocket' foto).
O Feldherrnhalle foi erigido como tributo ao exército bávaro que combateu na guerra franco-prussiana (1870). Porém, não foi devido a esse tributo que o monumento ficou famoso, mas sim aos acontecimentos que junto a ele tiveram lugar no dia 9 de Novembro de 1923 . Neste dia, os partidários de Adolf Hitler organizaram uma manifestação ilegal, evento que não terá siso mais do que uma tentativa de tomar pela força o poder na Baviera, inspirada aliás pela marcha sobre Roma comandada pelo fascista Benito Mussolini. Instados a dispersar pela polícia, os manifestantes não obedeceram, acto que levou a uma troca de tiros que provocaria 20 mortos (16 entre os nazis e 4 entre os polícias) e umas boas dezenas de feridos.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Visitando WA Mozart...
Depois de efectuar a visita, confesso que fiquei com um sabor a pouco... mas, fiquei a saber que o nome 'oficial' do prodígio era qualquer coisa como Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilius Mozart (!), vi o seu primeiro violino e o berço onde foi colocado depois da sua mãe, Anna Maria, o ter posto no mundo. Fiquei contente...